Quando falamos em construir uma marca, com certeza não nos referimos apenas a desenvolver o logotipo e um site bonito para uma empresa. Mais do que isso, estamos falando sobre transparecer seus objetivos, valores e propósitos por meio de uma comunicação visual e verbal. Contudo, entendemos que, para que absorva esse conceito, precisamos dar alguns passos para trás e mostrar a você quais atributos compõem uma marca.
Primeiro, precisamos que saiba uma questão fundamental: Seja uma startup, ou uma companhia com anos de tradição, TODAS as empresas devem ter sua própria identidade. Você já pensou que aquele problema de retenção de clientes pode estar acontecendo porque sua marca não divulga de forma coerente o que faz para o seu público-alvo? Mas isso não é motivo para se desesperar. Nesse post, separamos algumas dicas essenciais que irão ajudá-lo a transformar a sua marca em um ícone forte em seu mercado de atuação!
Conheça seu público
Antes de pensar em Design, Branding ou qualquer que seja o trabalho, você precisa ter seu público-alvo muito bem definido. Dizemos isso porque, conhecer o perfil (idade, faixa salarial, classe social, local que reside etc.) do cliente e seu comportamento (o que gosta de fazer no tempo livre, quais marcas consomem, com o que trabalha etc.) faz absolutamente toda a diferença na hora de desenvolver o discurso e a comunicação visual do seu negócio.
Se você identificou os padrões de comportamento do seu público, chegou a hora de colocar em prática nossa dica bônus: tenha empatia pelo seu cliente — nunca esqueça isso! Entenda quais são seus anseios, necessidades e problemas e, a partir disso, identifique uma identidade que converse diretamente para o seu público-alvo, afinal de contas sua marca deve, acima de tudo, ser atraente para eles.
Conheça os objetivos da sua empresa
Agora que você conhece muito bem o seu público — desejos, necessidades e dores — chegou a hora de definir os objetivos da sua empresa. Nessa etapa, é legal estabelecer propósitos de curto, médio e longo prazo, para que saiba exatamente onde quer chegar e quais trajetos fazer para alcançar os objetivos. Além disso, é importantíssimo que você saiba também quais são os atributos da marca, ou seja, como você quer ser visto pelo seu público-alvo (exemplo: os atributos da Komunikativa são Comunicação, Inovação e Resultado). Devo repetir, a definição dessas características deve ser feita de mãos dadas com o Plano de Negócio dos seus clientes.
A essa altura você deve estar se perguntando: ‘’Mas por quê isso é relevante para a construção da identidade visual ou conteúdo institucional da minha marca?”. Veja por esse lado: quem é o cliente de uma marca de fraldas, por exemplo? Uma mãe, ou seu filho? Como devo conversar com esse comprador? De forma infantilizada ou de forma afetuosa e acolhedora? Tenha sempre isso em mente!
Coloque tudo isso em prática
Agora, chegou a parte mais legal! A hora de colocar toda essa teoria em prática e construir a marca — e aqui estamos falando já de logotipo, identidade visual e linguagem institucional. É nessa etapa que você contrata uma empresa especializada que irá criar uma comunicação totalmente dedicada a sua empresa e aplicar nos principais canais de troca e informações com o seu cliente — tais como site, redes sociais, apresentações institucionais, brindes, embalagens etc. E aqui vai mais uma dica para não esquecer: sua marca é seu DNA, portanto preocupe-se com cada item que seu cliente poderá ter acesso. Unifique a comunicação e torne-a descomplicada e eficiente.
Você precisa de ajuda para construir uma marca sólida e eficiente? Entre em contato com a nossa equipe. Podemos ajudá-lo!