Se você conduz uma empresa no Brasil dificilmente não escutou falar ou, ao menos, jogou no Google o termo Marketing de Conteúdo. Saiba que para a empresa que deseja ser relevante no mercado e, acima de tudo, fazer parte do dia a dia do cliente, utilizar o conteúdo como estratégia para aumentar sua visibilidade online e adquirir novos negócios é indispensável. Ficou curioso? Se quer conhecer a fundo esse método e pretende colocá-lo em prática, hoje vamos falar sobre as principais dicas para começar uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente.
O que é Marketing de Conteúdo?
Alguma vez, antes de comprar um produto ou serviço, você se viu pesquisando informações e até reviews a respeito dele na internet? Pois tenha consciência que o Marketing de Conteúdo atua diretamente nesse estágio. Sabe como ele faz isso? Fornecendo algo de valor para as pessoas que acompanham sua marca ou potenciais interessados para gerar valor a eles.
Qual é o maior bem da sua empresa que pode ser compartilhado com o público? Conteúdo e informações. Um conteúdo de qualidade sobre um produto/serviço é o combustível para que, não só as pessoas respeitem o seu negócio, mas também venham a comprar de você no futuro. Acredite, se mantiver um trabalho ativo e recorrente, seu negócio irá vender mais.
Se para você a vantagem dessa metodologia não ficou clara, vou explicar por outra ótica. Havia uma época em que éramos obrigados a consumir todo e qualquer tipo de propaganda. Isso acontecia quando a gente assistia uma novela no canal aberto ou ao ler um jornal. Hoje, a evolução dos canais de comunicação não apenas trouxe a liberdade para que o próprio usuário pudesse escolher o conteúdo que deseja consumir, como também abriu portas para que ele pudesse interagir diretamente com a empresa que oferece aquela informação.
Quer estar sempre em evidência no mercado? Acompanhe essa tendência. Saiba como ‘curar a dor’ do seu público e disponibilize esse conhecimento em forma de um conteúdo útil para o seu cliente. Acredite, você tem a faca e o queijo na mão!
Os canais do Marketing de Conteúdo
O material produzido por uma empresa só se torna uma peça de Marketing de Conteúdo se tiver propósito e fizer parte de uma estratégia de atuação muito bem estabelecida — sem um plano os seus resultados não serão os melhores. Para que isso aconteça, é preciso definir alguns canais de comunicação para a publicação desse conteúdo.
É importante lembrar que, para que o seu conteúdo performe no ambiente digital, a escolha do canal utilizado é muito importante e é a persona que vai guiar essa apuração. Entenda o comportamento do seu público, quais informações ele deseja obter, a estrutura que irá criar para atendê-lo e, só depois, defina o ambiente que ele estará inserido. Tendo isso claro, agora pode começar a produção do conteúdo dentro das seguintes possibilidades:
- Blog
- Materiais Ricos
- Vídeos
- Redes Sociais
- E-mail Marketing
Como começar uma estratégia de Marketing de Conteúdo eficiente
Já falei e volto a repetir: publicar posts, com temas escolhidos aleatoriamente, sem uma frequência estabelecida, não é uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Você está apenas perdendo o seu tempo produzindo um material que nunca alcançará um resultado satisfatório para o seu negócio.
Entenda que sua estratégia estará separada em três partes: Planejamento, aplicação e mensuração — hoje vamos falar apenas do primeiro tópico. Para essa primeira fase, defina um objetivo estratégico PARA O MARKETING (diferente do propósito do negócio em si) e as metas que vão ajudá-lo a alcançar esse objetivo .
Em seguida, defina o seu público-alvo e descreva os seguintes atributos dele: nome, idade, qual cargo possui, o que gosta de fazer, quais marcas consome, quais são seus hábitos de consumo etc. — mais para frente vamos dedicar um artigo só para esse tema. Fique atento e não negligencie essa parte, ela será peça fundamental para a definição do canal de comunicação que irá utilizar e a estrutura de conteúdo que irá adotar.
Para encerrar essa etapa, defina os tipos de conteúdo que irá produzir (blog, redes sociais, materiais ricos entre outros), as ações que irá executar para cada um dos ambientes e os KPIs (indicadores) que o ajudarão mensurar os resultados obtidos a partir das iniciativas desenhadas no plano.
Espero que esse guia te ajude a entender o que é Marketing de Conteúdo e, principalmente, seja a faísca que você precisava para realizar o sonho de ter um núcleo de Marketing dedicado a sua empresa. Se quiser entender ainda melhor como aplicar um Estratégia de Marketing, fale com a equipe Komunikativa.