Se você tem uma empresa, já deve ter escutado o termo Branding. Essa é uma palavra sofisticada e bonita, mas você sabe o que ela significa realmente? Sabe quais os benefícios que esse serviço pode trazer ao seu negócio? Fique ligado. Até o final desse artigo você não só saberá o que é Branding e qual o seu objetivo, como estará pronto para botar em prática uma estratégia eficiente para a sua marca.
Leia também: “Construção de marca para impulsionar o seu negócio!
O que é Branding?
Em um tempo onde novos produtos e serviços surgem todos os dias, nunca foi tão fundamental provar o seu valor para ter um destaque no mercado. Acredite, se você não tiver ideias e pensar meticulosamente para atrair atenção do seu cliente, o concorrente irá fazê-lo. Agora, pense comigo: Qual a melhor forma de realizar esse trabalho, senão estabelecendo uma ligação com o público por meio da marca? É exatamente esse o objetivo do Branding.
Toda ação realizada pela marca, desde o desenvolvimento do logotipo, escolha da tipografia, cores, até a definição de missão, visão e valores, podem ser consideradas iniciativas para construção da personalidade da marca. A essa altura, você deve estar se perguntando para que uma marca precisa ter sua própria individualidade. Essa dúvida é simples: esse conjunto de atributos auxiliam a despertar sensações, além de criar conexões emocionais conscientes e inconscientes que, no fim, serão fatores determinantes para que o cliente opte para uma determinada marca na decisão de compra.
Por que Branding é importante?
Quando falamos que o mercado nunca esteve tão competitivo, não é exagero. Como dissemos anteriormente e vale a pena repetir, os produtos/serviços novos, que surgem todos os dias, são as grandes responsáveis por induzir a sua empresa a se desenvolver cada vez mais.
Também há um outro fenômeno importante que deve ser levado em consideração aqui: o público tende a optar por negócios que compartilhem da mesma causa e propósito que o seu. Sim, não basta empreender. Você precisa encontrar também a sua ‘razão de existir’.
Segundo um estudo conduzido pela Ana Couto, hoje as pessoas já são capazes de identificar maior transparência e ética no relacionamento Empresa X Cliente. A pesquisa também apontou que 67% do público está disposto a pagar mais por um produto/serviço que possui propósito. Isso tudo representa um recurso poderoso para, não apenas construir uma empresa sólida, mas também conquistar a fidelidade do seu público.
Como dar o primeiro passo!
É muito comum empresários e donos de negócios de pequeno porte acharem que o Branding é coisa apenas de grandes empresas. Se você também pensou assim, tire essa ideia da cabeça agora.
Saiba que qualquer empresa pode colocar em prática hoje uma estratégia de gestão de marca. Para isso, é preciso estruturar dois pilares: o da Identidade Visual e o de Estratégia. No que diz respeito ao primeiro, leve em consideração todos os itens visuais da marca, tais como logotipo, tipografia, cores, ícones, peças gráficas etc. Já o segundo item é onde irá estruturar a personalidade, discurso, objetivos e propósitos da sua empresa. Para amarrar tudo, defina também quais serão os canais de comunicação que irá utilizar para divulgar suas ações.
Como está a estratégia de Branding da sua empresa? Já possui um Plano de Ação definido para essa área? Aplique o conceito da gestão de marca no seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe, tire suas dúvidas e peça um orçamento.